CURSO LIVRE – NÃO RECONHECIDO PELO MEC

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99

Modalidades:

EAD,  On-line Via PDF; Não regulamentado pelo MEC

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

MOODLE PARA PROFESSORES E TUTORES EAD

A figura do professor

Sabe-se que para haver estudo é necessário que ocorra uma mediação. ou seja, nas aulas presenciais, temos o professor. Nesse caso, ele está ali para passar todas as informações necessárias ao aluno. Além disso, quando estamos em constante contato com o professor do curso, ele acaba obrigando um pouco o aluno a estudar, a fazer os exercícios e a ler o material caso seja necessário, forçando sempre cada vez mais o aluno para que ele tenha um bom aproveitamento.

O professor/tutor

Nos cursos de EaD, essa mediação ocorre de uma forma um pouco diferente. O professor está ali, realmente, para fazer a mediação e para tirar dúvidas e não necessariamente para passar todas as informações necessárias ao aluno. É claro que irá disponibilizar todo o material necessário. Porém, por ele não estar em constante contato com o aluno dentro de uma sala de aula, por exemplo, o professor/tutor não vai ficar cobrando se o aluno fez ou não fez o trabalho, se o aluno leu ou não leu o material destinado para todas as unidades. Aqui, o aluno ganha mais independência e flexibilidade para estudar, fazendo com que o professor esteja ali apenas para sanar as suas dúvidas e servir de flexibilizador de todas as informações. É fato que os conhecimentos necessários que  precisa ter não é diferente do que precisa ter um bom docente, uma vez que é necessário conhecer e entender a estrutura do assunto que esse professor/tutor ensina. Por isso, o papel do professor/tutor é bem claro, mediar as informações oferecidas na plataforma do curso de EaD.

Detalhes do Curso

EAD – ENSINO A DISTÂNCIA” – CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES / TUTORES

O curso objetiva capacitar profissionais para que possam atuar na Educação a Distância, mais especificamente, gerando disponibilidade de conhecimento mediada pela Web, de maneira a permitir que construam estratégias focadas em favorecer o processo de ensino / aprendizagem através da interatividade entre aluno-aluno, aluno-conteúdo e aluno-professor.

O curso visa apresentar o conteúdo de forma clara, objetiva e dinâmica, através de textos, apresentações e/ou vídeos.

Os participantes aprenderão sobre a EAD, suas características, funções, competências e habilidades para exercer a função de professor e/ou tutor, de forma a atender as necessidades e expectativas de todos os interessados em EaD, sejam docentes, ou discentes.

Objetiva ainda apresentar as ferramentas de um ambiente de criação e produção de cursos a distância onde cada participante terá a oportunidade de vivenciar, refletir e criar um ambiente interativo, de forma a atuar como professor ou tutor e, juntamente com os demais participantes, criar propostas orientadas de Cursos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Com este curso você poderá atuar como professor e/ou tutor emcursos na modalidade “Educação a distância”, aprendendo a criar e inserir material didático na plataforma respectiva, bem como ministrar as aulas de forma moderna e eficaz.

Com isto, além de agregar valor ao seu currículo e conhecimento ao seu capital intelectual, poderá transformar esta qualificação em uma fonte de renda complementar, uma vez que várias instituições de ensino, no Brasil e em todo o mundo, têm buscado insistentemente profissionais com tal conhecimento.

Destina-se a todos os estudantes que pretendam atuar como tutores em EAD e buscam capacitação, e também a todos os profissionais da Área visando uma reciclagem de conteúdos e maior qualificação profissional. A educação a distância (EAD) nos últimos anos tem apresentado um enorme crescimento contando com  profissionais qualificados e capacitados para ministrar este novo conhecimento na Área de educação aos Alunos.

Capacitar profissionais da área de educação para atuarem igualmente na tutoria online, abordando os conceitos, características e ideias da educação virtual á distância, a importância de tutores online para melhor aproveitamente do curso e desenvolvimento dos alunos, técnicas de tutoria online e outros conteúdos relevantes tanto para quem já atua quanto para quem deseja atuar no ramo.A Educação a Distância é algo que causou uma revolução o cenário do ensino ao redor do mundo todo. Agora qualquer um pode ter acesso a educação de qualidade e estudar no conforto de sua casa, quando quiser, bastando ter acesso á internet. As vantagens disso são muitas, inclusive a questão econômica (já que a maioria dos cursos são gratuitos).

Sobre o curso

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de educação que vem galgando destaque e conquistando uma posição importante no cenário educacional da sociedade contemporânea. Ao mesmo tempo, os recursos, tanto humanos, quanto tecnológicos, permeados pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação , são capazes de facilitar a aprendizagem e precisam acompanhar esta transformação.

Um exemplo de recurso humano que deve ser repensado e trabalhado na EAD é a Tutoria, cujo papel consiste, dentre muitos, em amparar o aluno em sua caminhada em busca do conhecimento e garantir sua presença no ambiente on-line. O sucesso da EAD é medido, de certa forma, pelas taxas de evasão apresentadas nos cursos. Várias são as razões que levam um aluno a abandonar um curso, porém, quando tais razões podem ser superadas, o professor-tutor torna-se um elemento-chave e tem uma parcela considerável nesse processo.

PROFESSOR TUTOR EAD e o seu papel na educação a distância

A educação a distância vem se desenvolvendo a passos largos nos últimos anos. Uma das grandes discussões, nesse sentido, diz respeito ao papel do tutor EAD como sendo uma figura determinante no processo de consolidação de um modelo ideal de educação.Com o avanço tecnológico, no entanto, vemos na Internet a oportunidade de alunos dos mais variados níveis de instrução tendo acesso a todo e qualquer tipo de conhecimento sem demandar a presença de um professor para tal.

Muitos se perguntam, então, se a presença do tutor EAD, ou tutor a distância, realmente se mostra necessária tendo em vista as facilidades de aprendizagem que temos nos dias de hoje. E uma coisa eu digo sobre esse assunto: a educação a distância no Brasil está crescendo de forma acelerada justamente porque existe a figura central de um educador por trás de todo o processo: o tutor EAD.

O papel do tutor EAD em cursos online (sendo estes dos mais variados tipos e formatos) deve ser como o de um regente em uma orquestra, onde ele irá observar e organizar todo o fluxo de conhecimento, além de tirar as dúvidas dos alunos. Não podemos nunca descartar a parte pedagógica educacional.Imagine, por exemplo, um aluno que esteja em dúvidas sobre determinado exercício e busque por uma solução em um site na Internet. O tutor a distância, neste caso, tem como função criticar a fonte do aluno, seja de forma positiva ou negativa, e apontar e corrigir os possíveis erros que possam haver, além de instruir o aluno ao aprendizado da melhor maneira possível, caso seja necessário.

Capacitar e qualificar o futuro tutor para a implantação e o desenvolvimento de atividades de tutoria em cursos de educação à distância, através de uma metodologia voltada para a qualidade do processo de aprendizagem baseada sobre os princípios, a natureza e os saberes necessários para atuação em Cursos ofertados na modalidade à distância; conhecer fatores importantes para o sucesso desses Cursos; planejar um Curso na modalidade à distância; conhecer um ambiente virtual de aprendizagem.foi feito para capacitar os tutores que atuam nestes cursos á distância como educadores e assistentes para os alunos, dando-lhes ajuda sobre os conteúdos aprendidos e oferecendo suporte para quaisquer eventuais dúvidas.A Educação a Distância e Cursos Online modificaram o cenário da educação no Brasil inteiro, provendo ensino de qualidade de modo mais acessível. Porém é indicutível também a importância de tutores online para o bom entendimento e aproveitamente do curso por parte dos alunos. O Curso de Tutoria Online visa capacitar profissionais da área da educação para atuarem no ensino digital, abordando os conceitos da educação a distância.

Qual o papel do PROFESSOR TUTOR EAD em uma tutoria a distância?

A educação a distância, como eu disse, através do avanço tecnológico, mudou a forma como os alunos consomem conteúdos e se comportam diante do processo de aprendizagem online. Logo, para se adequar a essa modalidade de ensino, faz se necessário que tanto o aluno quanto o tutor EAD se adeque a esta nova realidade.No caso do tutor EAD, é necessário que o mesmo desenvolva algumas habilidades com o intuito de se tornar apto a utilizar as novas tecnologias que uma tutoria EAD demanda e, além disso, elaborar diferentes estilos instrucionais, ou seja, que transmitem conhecimento, com o intuito de aumentar o interesse, motivação e engajamento dos alunos.

Falarei mais a frente a respeito do por quê ser importante o preparo para atuar em uma tutoria EAD.Neste contexto, o tutor EAD tem um papel de extrema importância e relevância em uma tutoria a distância. Um tutor a distância precisa estar sempre interessado em promover capacidades e habilidades diversas dos seus alunos, indicando os melhores caminhos a serem seguidos, de acordo com o que foi previamente estipulado, e estar atento às suas ideias e concepções.

Em aspectos pedagógicos, o papel do tutor EAD também é de suma importância. Ele deverá promover aos seus alunos um ambiente social de aprendizado estimulante, se valendo de todos os recursos didáticos a ele disponíveis para realizar o processo de tutoria EAD da forma mais completa e eficiente possível.É interessante dizer que o tutor a distância também atua diretamente fazendo a mediação de atividades agendadas de determinado curso, acompanhamento práticos e diretos dos alunos, além de realizar avaliações constantes da participação e aproveitamento do seu público e de sua prática como um todo.

Logo, como eu disse, o papel do tutor EAD está diretamente ligado a sua função pedagógica no sentido de possuir uma tutoria EAD completa, eficiente e dinâmica para os alunos. Veja a seguir o papel do tutor EAD para os seus alunos, bem como a sua importância.

Formação de Tutores

Visa desenvolver nos participantes qualidades associadas à função de tutoria voltada para EAD, como: familiaridade com as TICs, habilidades de motivação, acompanhamento e atendimento ao aluno, bem como praticar a mediação ao longo do curso.

Fundamentação Teórica

* A metodologia deste Curso de Tutor será a educação a distância (EAD), disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE. Nesta modalidade de ensino/aprendizagem, o aluno conta com a flexibilidade de tempo e espaço, podendo desenvolver seus estudos em qualquer lugar, de acordo com sua disponibilidade;

* O acompanhamento pedagógico será implementado por tutores especialistas  e serão utilizadas estratégias síncronas e assíncronas, com os seguintes recursos metodológicos disponíveis: fóruns, questionários, sala de cafezinho, chat, e-mail, grupo de discussão etc.

* Outras estratégias poderão ser utilizadas como: pesquisas exploratórias, estudos lúdicos interativos, fichamento de textos, análise de vídeos etc.

OBJETIVOS : 

Dominar o funcionamento do ambiente educativo na prática da tutoria em disciplinas ou cursos a distância;

Refletir sobre os limites e possibilidades da tutoria e suas formas de mediação pedagógica;

Discutir sobre a influência do tutor no processo de aprendizagem do aluno de EAD;

Formular estratégias para o redimensionamento de problemas inerentes à tutoria;

Discutir sobre modelos de gestão e aprendizagem com o uso das TICs, especialmente na tutoria.

Conhecimento para a escolha das mídias e recursos mais apropriados ao público–alvo e aos objetivos do curso a ser desenvolvido na modalidade a distância.

a. Geral

Este curso tem como objetivo principal elencar os atributos necessários ao desempenho de tutoria ativa em EAD na Plataforma Moodle.

b. Específicos

– Conhecer o histórico da EAD e suas características;
– Analisar os módulos de apresentação, domínio,  convivência e controle; ferramentas, fóruns e atividades avaliativas; e interações síncronas e assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE;
– Identificar as características, competência e papel da tutoria; e
– Conhecer os fatores relevantes ao desempenho da tutoria ativa que impactam no êxito de cursos EAD.

PÚBLICO ALVO

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos que tenham envolvimento/atuação em projetos de EAD.

METODOLOGIA :

O curso será desenvolvido na modalidade a distância e com a utilização de recursos tecnológicos que viabilizem a participação, a integração e, fundamentalmente, a capacitação dos participantes, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) , com a mediação de tutores. Terá atividades síncronas e assíncronas, utilizando os recursos e interfaces de comunicação do AVA. O material didático vai constar de: guia didático para leitura, aulas narradas, vídeos e apostila.

Espera-se que o cursista dedique pelo menos 10 horas semanais para o acompanhamento do curso e desenvolvimento das atividades propostas. O conteúdo, atividades e leituras complementares serão disponibilizados semanalmente no , onde ficarão 24 horas por dia, no período do curso, permitindo a maior flexibilidade de horário para o estudo.

CERTIFICAÇÃO :

Será concedido certificado de conclusão do curso ao aluno que:

– Obtiver desempenho igual ou superior a 70% no cômputo das avaliações;

– Cumprir todas as etapas do conteúdo programático no prazo definido para a realização do curso;