CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

RECONHECIMENTO

É um curso Formação de Professores e livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04,  Parecer nº 64/2004 – CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.citam que os cursos ditos “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.

O Programa do  CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA CRISTàvisa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo da Teologia, bem como a formação de professores de Teologia e de assessores profissionais a organismos eclesiásticos e religiosos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com mestrado ou graduação em outros  superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religiosos.  

O Curso de  Pedagogia  Cristã é um curso livre, sem exigência de escolaridade especí­fica, , com objetivo de prover formação básica em conhecimento bí­blico e educação cristã para lí­deres .

Descrição

A pedagogia como filosofia,ciência e técnica da educação oferece ao educador cristão conhecimentos sistemáticos referentes ao fenômeno educativo. Esses conhecimentos, uma vez adaptados à realidade cristã, constituem-se em ferramentas imprescindíveis à promoção do crescimento integral do cristão, determinando seu caráter,valores éticos,sociais e espirituais.

Justificativa: 

O educador  cristão precisa ter em mente que seu trabalho antes de tudo é um ministério ,ou seja  é servir o corpo de Cristo por meio de ensino , em  uma definição simples ” a educação cristã” , é ministério de levar o crente á maturidade cristã ,  é essencial para qualificação de um professor  é interesse pelo  aluno   e o desejo de servi-lo e ajuda-lo , buscando seu bem-estar ,o  educador cristão deve ser motivado  pelo amor  tendo em seu coração um desejo crescente de ver as pessoas crescendo na fé .

Jesus o Mestre por excelência é nosso grande exemplo ele  amou á todos se interessou pelos problemas  humanos  e sempre buscou fazer alguma coisa para solucionar e repetidamente dizia  que tinha vindo para servir e não para ser servido , assim sendo educar no ponto de vista cristão é um compromisso não apenas com a qualidade  do conteúdo , a eficácia do método educacional , e a quantidade de recursos  didáticos , mas sim no desenvolvimento e progresso do aluno ajudando desenvolver seu potencial e talentos concedidos por Deus , prepara-lo para interagir no meio á qual vive e com situações cotidianas com criatividade e compromisso com a palavra de Deus. Para nos tornarmos verdadeiramente educadores cristãos é preciso compreender o valor e a responsabilidade do ministério do ensino, e uma disposição continua para autoavaliação e busca de aperfeiçoamento .

O que é Educar? É fazer aflorar as potencialidades do indivíduo através da instrução do ensino. Aplicando-se esse conceito, pode-se perceber que o ser humano já nasce com determinadas pré-disposições para tal ou qual ação. (Existência de características inatas de cada ser humano, condicionadas por fatores biológicos), ligados à árvore genealógica, e complementadas por fatores ambientais que acabam por criar um clima familiar que provoca a aceitação de suas ações e valores ou a rejeição destes. A Educação é também um ato psicossocial, pelo qual uma pessoa influencia ou é influenciada com idéias, ideologias e valores. Diante dessa certeza, surge então a preocupação em saber sobre a intencionalidade ou não do ato educativo exercida pela Igreja nos dias atuais. Pois não podemos esquecer que o Senhor mesmo nos ordena: “Ensinai o menino no caminho em que deve andar, e quando crescer não se desviará dele” (Pv 22.6). Disse também: “Ide e ensinai a todas as nações, fazei discípulos, ensinando a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”. (Mt 28.19,20).

O que é Educar?

É fazer aflorar as potencialidades do indivíduo através da instrução do ensino. Aplicando-se esse conceito, pode-se perceber que o ser humano já nasce com determinadas pré-disposições para tal ou qual ação. (Existência de características inatas de cada ser humano, condicionadas por fatores biológicos), ligados à árvore genealógica, e complementadas por fatores ambientais que acabam por criar um clima familiar que provoca a aceitação de suas ações e valores ou a rejeição destes. A Educação é também um ato psicossocial, pelo qual uma pessoa influencia ou é influenciada com idéias, ideologias e valores. Diante dessa certeza, surge então a preocupação em saber sobre a intencionalidade ou não do ato educativo exercida pela Igreja nos dias atuais. Pois não podemos esquecer que o Senhor mesmo nos ordena: “Ensinai o menino no caminho em que deve andar, e quando crescer não se desviará dele” (Pv 22.6). Disse também: “Ide e ensinai a todas as nações, fazei discípulos, ensinando a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”. (Mt 28.19,20).

Sobre o curso de PEDAGOGIA CRISTÃ

A função do pedagogo Cristão é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, uma vez que as crianças começam a construir toda a base necessária para os conhecimentos posteriores relacionados à escola, faculdade e até mesmo ao longo de toda vida. O segmento da Pedagogia Cristã fica responsável por aplicar ideologias e conhecimentos cristão no desenvolvimento da criança, estimulando os dons naturais dos pequenos.

O curso de Pedagogia Cristã é uma graduação de nível superior com titulação de licenciatura e duração média de quatro anos. Ao longo desse período, a formação desenvolve no egresso a capacidade de pesquisar o campo da Teologia, preparando pessoas para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, instituições teológicas, faculdades, ensino religioso nas escolas, historias bíblicas e outros segmentos de atuação.

Objetivo geral: 

Compreender o propósito da educação cristã.

Objetivos específicos:

Valorizar e compreender que a educação cristã é um ministério educacional, para servir o corpo Cristo por meio do ensino.

 Analisar e identificar os requisitos básicos para um educador cristão.

 Identificar, aplicar  os métodos e objetivos pedagógicos  usados por  Jesus em seu ministério .

OBJETIVOS: •

Preparar os aprendentes para atuarem como mestres de formação humanística, técnica e científica compatível com a realidade eclesiástica brasileira e global em seus aspectos religiosos, sociais e culturais. 

Fortalecer o sentido da existência humana sensibilizando os envolvidos para a dimensão da cristandade presente no contexto da prática didático-pedagógica. 

Possibilitar a formação e capacitação teórico-prática para o contínuo desenvolvimento profissional através da tomada de decisões, administração, liderança e empreendedorismo com expressiva competência, além de atuar interdisciplinarmente no exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religioso. 

PÚBLICO ALVO:

Líderes eclesiásticos, pastores, pastoras, missionários, missionárias, diáconos, diaconisas, professores e professoras de Escolas Bíblicas, membros de igrejas cristãs, estudantes e profissionais de Educação, Teologia, Psicologia, Antropologia, História, Filosofia, entre outras ciências; além dos que pretendem liderar, ministrar em convenções, conferências, palestras, seminários e institutos teológicos, lecionar, bem como escrever livros e artigos científicos e acadêmicos. 

A Quem se Destina: 

Líderes, Pastores, Missionários, Diáconos, Professores de Escolas Dominical, Membros de Igrejas, Estudantes e Profissionais de Psicanálise, Psicologia, Antropologia, Direito, História, Filosofia; ou seja, todos os que pretendem liderar, ministrar em convenções e conselhos de pastores, seminários teológicos, institutos teológicos, fazer missões, lecionar, escrever livros, apostilas, revistas da escola dominical, ministrar estudos bíblicos, seminários, conferências, palestras; e se habilitar no conhecimento, Teológico, Lingüístico, Filosófico, Bíblico, Ministerial e Exegético.

METODOLOGIA DO CURSO :

O curso de Formação de Professores em Pedagogia Cristã de acordo com as Normas Universitárias Internacionais, mas apenas exigimos tese escrita, pesquisada, e dentro dos padrões da Metodologia Científica exaradas pela ABNT e suas congêneres internacionais.O modelo de Ensino é flexível você recebe todo o material DIGITAL  , e estudara com Material de Apoio no ambiente virtual do aluno para iníciar os estudos imediatamente e ainda, são utilizadas práticas de ensino com a coerência da concessão e informação para as disciplinas, disponibilizando contato com professores graduados para o resultado teológico do aluno.

Metodologia

O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOSSLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.

Materiais do Curso: Os manuais de estudo são todos editados e produzidos pelo SETEAD – SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

OBJETIVO DO CURSO: Visa o conhecimento acadêmico Teológico com a finalidade de formar pessoas com perspectivas analíticas em cosmovisões diversificadas.

CAMPO DE ATUAÇÃO: No final do Curso Avançado em Teologia à Distância do SETEAD – SEMINÁRIO  DE EDUCACÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE.

AMPARO LEGAL :

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99 que trata da Formação de Professores para o Ensino Religioso nas Escolas Públicas de ensino fundamental. No dia 15/03/99 o Conselho Nacional de Educação, aprovou o parecer nº 241/99 que abre jurisprudência para o reconhecimento dos cursos de Teologia. O Decreto Lei 1051/69 art. 1º valoriza a validação dos estudos “aos portadores de diplomas de cursos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa. O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º – Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

Você estará apto para atuar nas seguintes áreas:

Liderança Cristã – desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
 

Aconselhamento Pastoral – desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, adolescência, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
 

Missões – implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
 

Evangelismo – levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da prédica da palavra de Deus, e outros meios.
 

Docência – exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc. Como também atuar nas áreas de estudos e pesquisas, após o termino do curso ingressar em especializações, mestrados.

MODALIDADE: Este é um “Curso Livre” em nível de graduação, ou seja, não credenciado ou reconhecido pelos órgãos governamentais competentes.

Estudo das Matérias: As matérias são enviadas  para o aluno, que após estudar cada uma delas, deve nos fazer a solicitação da prova, instrumento pelo qual será avaliado.